segunda-feira, 8 de março de 2010

Catequese: viver n(o) amor

Descobrimos que o amor é essencial, na nossa vida, e que faz parte do projecto de Deus, manifestado nos mandamentos e nas bem-aventuranças!

Na nossa vida existem diferentes formas de amar!

Como se pode viver n(o) amor?
• Pode viver-se um amor fiel como doação de si mesmo;
• Pode cultivar-se uma relação de harmonia e comunhão com o outro;
• Pode escolher-se a delicadeza como qualidade do amor;
• Pode cultivar-se a entrega total ao outro, não o usando;

Como viver o amor a Deus?
Juntar-se aos que são mais queridos e perceber que todos os problemas são ultrapassados mais facilmente se tivermos fé em Deus;
Cabe a cada um de nós descobrir aquilo que nos vai no coração deixando Deus evadi-lo, e tendo a consciência que Ele está sempre no meio nós, até nos momentos mais difíceis;
Amar é um bom sinal da presença de Deus, mas também quando não gostamos de alguém devemos acolher o perdão, deixando o amor arranhar coisas boas no nosso coração.

Esta foi uma catequese diferente e surpreendente para o nosso grupo! Quem preparou a catequese tinha uma surpresa reservada para nós. Foi-nos proporcionada a oportunidade de termos connosco o nosso pároco, o Sr. Padre Artur, e de o escutarmos. Falou-nos da sua alegria de viver (n)o amor! Disse que há três tipos de amor, o de amizade, acontece entre amigos, por exemplo, o amor de sedução, que funciona tendo em conta a beleza e a aparência do outro e que é sempre de posse ou domínio, e o amor gratuito, tal como se deve verificar entre pais e filhos. Que amar implica gastar-se e desgastar-se pelo outro, e que Deus é o maior exemplo de amor verdadeiro. Falou-nos da oportunidade que tem de amar a todos de forma igual … Que viver no amor é levantar-se a pensar em Deus e nos outros e deitar-se a oferecer a entrega aos outros na oração a Deus. Falou-nos do exemplo de Jesus, que mesmo no sofrimento da cruz, não deixou de amar-nos: “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem”. Que no sofrimento se prova a verdade do amor, porque amar é sofrer para que o outro viva, tenha mais vida. Terminou dizendo que “amar não é fácil, mas a vida tem outra profundidade, outro sabor.”




Trabalho realizado por:
Mariana Santos
Sónia Santos
Ana Almeida
Tatiana
João Carlos

3 comentários:

  1. VIVER NO AMOR DE DEUS
    Quase todos os dias, recebo cartas de pessoas que me descrevem os seus anos de auto-ódio e auto-rejeição que fizeram suas vidas infelizes porque eles tinham sido enganados por falsos e abusivos dogmas religiosos. É maravilhoso ouvir como podem agora desfrutar da alegria e paz interior depois de aprenderem a viver no amor de Deus. O pensamento e comportamento suicidas são passados. A Depressão e medo do castigo iminente desapareceram. Uma Nova vida e uma fortemente positiva auto-imagem surgiram.
    Hoje, recebi uma carta de agradecimento para incentivar o meu livro, que incluiu o seguinte:
    "Eu agora sei que Deus não me condena por querer seguir meus instintos naturais, que estão tão profundamente inseridos no meu ser quanto à necessidade de respirar"."Gostaria de poder transmitir neste e-mail o peso que o seu livro retirou de mim e me permitiu finalmente ver-me como uma pessoa inteira, não só fisicamente e mentalmente, como os meus últimos dois mentores me ajudaram e a quem eu devo agradecimento, mas agora eu me vejo espiritualmente, na medida em que você tem me mostrado um caminho para completar a outra parte importante de mim, a minha espiritualidade. Amigos e família com quem tenho recentemente falado, notaram como me pareço diferente, mesmo em conversas telefônicas com eles . Acho que sou um exemplo daquilo que as pessoas LGBT em todos os lugares estão ansiando por ver e ouvir. Mais uma vez, obrigado!

    ResponderEliminar
  2. eu ajo que se nos tivermos deus no centro da nossa vida, também vivemos no seu amor e portanto somos amados e conseguimos amar todos como deus nos ensinou a amar.

    ResponderEliminar
  3. Para mim foi uma catequese muito importante para refletir sobre viver n(o) amor.

    Gostei muito da presença do Sr. Padre e fiquei a aprender mais sobre este amor de Deus, presente sempre na nossa vida!

    ResponderEliminar