segunda-feira, 15 de março de 2010

4ª Semana da Quaresma!


A recuperação da filiação, restauro pelo amor

Cristo recria o homem, fazendo-o novo, abrindo-lhe a possibilidade de amar, sendo Ele mesmo o amor por meio do qual o homem entra novamente no mundo das relações verdadeiras. Cristo é o amor do Pai que nos atinge, o mesmo amor pelo qual somos capazes de amar e de sair de nós mesmos. Por Cristo podemos regressar a casa, pois sabemos que o Pai nos espera. Cristo assumiu o nosso pecado e as nossas culpas, para que cada um se saiba verdadeiramente amado, que Deus é amor. Façamos caminho para esse amor.


Símbolo: Sandálias




“Fazer caminho à conversão!”

Sendo a tarefa da catequese deixar uma cruz naquele que mais precisa ser chamado a Deus, há que começar por nós mesmos, como cristãos, somos chamados à conversão. A cruz é símbolo da morte para a vida nova, é o que acontece na conversão. Logo, se quisermos converter o nosso coração, é pela cruz que temos de passar.

De forma simbólica levamos a nossa cruz para o exterior (no campo atrás do centro paroquial), onde cada um dos adolescentes amarrou a sua fita branca escrita com as reflexões sobre a Parábola do Filho Pródigo. Colocar as suas reflexões naquela cruz, é colocar as suas fraquezas, mas sobretudo, é colocar o desejo de se querer pôr a caminho, a caminho da conversão. É afirmar o seu desejo de querer abrir o seu coração a Deus, para que Ele o possa transformar.







Oração:

Do meu pecado clamo a ti e volto a ti.

Do meu desamor volto a um Deus que é amor.

Do meu orgulho volto a um Deus suplicante.

Da minha indiferença volto a um Deus zeloso.

Da minha impureza volto a um Deus três vezes santo.

Da minha cumplicidade com a injustiça vou para o Deus dos pobres.

Da minha obstinação no mal volto a um Deus infinitamente paciente.

(José Cabodevilla)


3 comentários:

  1. Goste muito desta catequese, adorei deixar a minha mensagem a deus na cruz, pois foi onde ele morreu por nós...

    ResponderEliminar
  2. goste muito desta catequese, porque foi uma catequese diferente(pelo menos para mim). Alem de estar bastante frio estávamos em grupo a deixar a nossa mensagem a deus na cruz que foi onde ele se entregou por nos...

    ResponderEliminar
  3. 4.ª Semana Quaresma

    Nesta 4ª semana debruçamo-nos sobre o amor incalculável do Pai.

    Vimos que é este amor que nos dá infinitas oportunidades de melhorarmos como filhos, que nos faz sentir permanentemente amados.
    Este amor não é mais do que a sola das sandálias que nos faz caminhar, nos segura, cuida e protege no nosso caminho.

    Para simbolizar a atitude do Pai, também nós construimos o simbolo maior do amor, a cruz, que enterramos na terra, procurando que vá bem fundo, ao encontro do nosso íntimo.


    Oração:

    Do meu pecado clamo a ti e volto a ti.
    Do meu desamor volto a um Deus que é amor.
    Do meu orgulho volto a um Deus suplicante.
    Da minha indiferença volto a um Deus zeloso.
    Da minha impureza volto a um Deus três vezes santo.
    Da minha cumplicidade com a injustiça vou para o Deus dos pobres.
    Da minha obstinação no mal volto a um Deus infinitamente paciente.
    (José Cabodevilla)

    ResponderEliminar