segunda-feira, 8 de março de 2010

3ª Semana da Quaresma!


Redescobrir-se em Cristo


Deus usa de paciência, porque prefere padecer para que nós possamos viver. E assim aconteceu por intermédio de Cristo. Ele é a porta pelo qual podemos entrar para encontrarmos o nosso “eu” mais verdadeiro. O conhecimento que Cristo nos traz não é possessivo, a Deus não devemos querer conhecer como conhecemos as outras coisas, que é sempre de domínio e de posse, para nos sentirmos seguros. Em Cristo há um outro conhecimento, este é a possibilidade da relação livre e gratuita que é abandono. Nele crescemos no amor, libertamo-nos do cálculo e do uso, de ver o outro como um objecto. Em Jesus conhecemos como Deus é connosco.




As vestes que usamos marca em certa medida o que somos. Há uma outra veste a vestir, a de Cristo. Será que conseguimos a fazer a nossa veste de cristão, de Cristo em nós? Pois precisamos de despir-nos de tantas outras coisas, principalmente de sentimentos. Façamos uma lista do que vamos vestir e do que desejamos retirar.


- Acho que devemos despir-nos da inveja, vaidade, ciúmes e tudo o resto! E vestirmos a amizade, o amor, a alegria de viver para ficarmos mais limpos e livres na nossa alma! Só assim é que podemos amar a Deus!

Ana Cláudia

- O que devo despir e o que devo vestir:

Deixar de ser curiosa, ser menos desconfiada, responder menos à minha mãe!

Ser mais gentil, ser mais sossegada. O meu compromisso vai ser não responder à minha mãe!

Vanessa

- Eu acho que devemos despir-nos do mau feitio! E que devemos vestir o amor que Deus tem por nós, sendo mais amigo do outro!

Cristiano

- Devemos despir a raiva pelos outros e vestir a amizade e a alegria!

Ana Teixeira

- Devemos despir-nos dos bens materiais menos necessários e dar a quem necessita. Devemos deixar o orgulho e ajudar quem tem problemas, deixar de ser hipócritas! Devemos vestir-nos de sinceridade!

Fábio Miguel

- Devemos despir todos os nossos males, as nossas más atitudes, os nossos pecados e tudo o que nos impede de vivermos no amor de Deus! O que devemos vestir é o amor de Deus.

Marta Magalhães

- O que é que podemos vestir e despir para mudar as nossas atitudes!

Despir: o ódio, a desconfiança, a desigualdade, a vaidade, o ciúme, a arrogância.

Vestir: a paz, a amizade, o amor, a confiança, a serenidade, a paciência e a alegria de viver a vida!

Sarah Pinho

- Devemos despir o orgulho e vestir a amizade!

Fábio Ferreira

- Devemos despir o nosso orgulho, por vezes ele pode ser o nosso pior inimigo. Devemos ter mais atenção às nossas atitudes porque algumas coisas que fazemos por vezes são estúpidas. Devo ser menos agressiva com um colega, ser mais simpática com ele porque ele é um bom amigo!

Nádia

- Esta semana o que posso despir para mudar as minhas atitudes: o meu orgulho, que tantas vezes me “envergonha” e não me deixa compreender os outros. A minha timidez, que muitas vezes me impede de mostrar aos outros o amor que sinto por eles.

O que posso vestir: compreensão para que possa compreender todas as pessoas, amor porque acho que todas as pessoas incluindo eu, necessitam de amor para que possam ser e fazer os outros felizes!

Ana Almeida

- Nesta Quaresma, vou tentar despir todas as coisas más. O egoísmo, o eu, tudo o que não está certo! Vou vestir a alegria, o amor (pelo outro e por Deus), vou vestir a verdadeira veste de cristão! Vou viver no amor, tentar despir-me do mal e vestir-me do bem, pois sei que Deus está comigo e me vai ajudar em todas as incertezas possíveis que tenha!

Sónia Santos

- O que podemos vestir e o que podemos tirar: podemos tirar aquilo que mais gostamos como por ex. o computador, a plystation, etc . O que podemos vestir é rezar mais!

André Duarte

- Nesta semana quero despir o mau humor, a maior parte dos meus defeitos! Quero vestir a alegria de ter Deus a amar-me, e levar essa alegria a todas as pessoas.

João Carlos

- O que tenho que vestir ou despir na minha vida para mudar de atitude, ser mais obediente com os mais velhos!

Cátia Martins

- Nesta semana posso despir o meu egoísmo e não pensar só em mim, a minha falta de coragem para falar com os outros sobre Deus. Posso vestir a abertura do meu coração para que Deus possa reinar na minha vida, o pensamento de que não posso pensar só em mim, conseguir perdoar e amar as pessoas mesmo as que não me são tão queridas!

Tatiana

- Durante esta semana posso ter atitudes que me façam despir de certos sentimentos e atitudes, como criticar os outros pelo que são e guardar ressentimentos por algumas pessoas (pelo que me fazem).

Pelo contrário, posso vestir-me de boas atitudes com os outros, como não criar conflitos e tentar “gostar” dos que gosto menos, fazendo com que eles se apercebam disso!

Mariana

- Devemos despir as nossas más ideias e actos, e vestirmos ideias e actos que nos encaminhem para o amor!

Rui

- Devíamos despir o que gostamos muito mas não nos faz falta, e devíamos rezar mais, e pensar mais nos outros!

Xavier Fernandes

- O que devemos despir ou vestir para mudar as nossas atitudes, é ter em conta os sentimentos que nos afectam de forma especial! É viver mais a oração e a Eucaristia!

Carlos




Oração

Deus podia ser

O «Todo-poderoso»

Um Deus que condena ou que salva,

Caprichoso;

Um Deus policia implacável,

Omnipresente,

Que tem contas secretas

Da gente;

Um Deus que premeia e castiga,

Justiceiro;

Um Deus que exige e ameaça

Com o inferno.

Deus não quer holocaustos

Nem sacrifícios,

Prefere outras prendas

Que sejam vivos.

Prefere misericórdia

E o pão partido,

De amor em arrobas,

A paz aos quilos.

Prefere corações

Não divididos.



1 comentário:

  1. Nesta terceira etapa da caminhada para a Páscoa somos chamados, mais uma vez, a repensar a nossa existência. O tema fundamental da liturgia de hoje é a “conversão”. Com este tema enlaça-se o da “libertação”: o Deus libertador propõe-nos a transformação em homens novos, livres da escravidão do egoísmo e do pecado, para que em nós se manifeste a vida em plenitude, a vida de Deus.
    O Evangelho contém um convite a uma transformação radical da existência, a uma mudança de mentalidade, a um re-centrar a vida de forma que Deus e os seus valores passem a ser a nossa prioridade fundamental. Se isso não acontecer, diz Jesus, a nossa vida será cada vez mais controlada pelo egoísmo que leva à morte.
    A segunda leitura avisa-nos que o cumprimento de ritos externos e vazios não é importante; o que é importante é a adesão verdadeira a Deus, a vontade de aceitar a sua proposta de salvação e de viver com Ele numa comunhão íntima.
    3ª semana da quaresma
    A primeira leitura fala-nos do Deus que não suporta as injustiças e as arbitrariedades e que está sempre presente naqueles que lutam pela libertação. É esse Deus libertador que exige de nós uma luta permanente contra tudo aquilo que nos escraviza e que impede a manifestação da vida plena.

    ResponderEliminar