segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

2ª Semana do Advento

O zelo da sentinela:
preparar-se para Jesus que vem


«Eu baptizo-vos com água, para vos levar ao arrependimento. Mas Aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu e não sou digno de levar as suas sandálias. Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo.»
Mt 3, 11

Quem vive em Jesus cuida de viver nos mesmos sentimentos que o habitam. Os sentimentos são mais do que sensações, são expressões que brotam do íntimo e o nosso é habitado pelo Senhor desde o nosso baptismo. Fomos mergulhados em Cristo, unidos a Ele pelo Espírito Santo, participamos da vida que há em Deus. Esta semana como foi de vida em Jesus? Em gestos e atitudes sentimos a sua presença ou impedimo-Lo de dar novo rosto à nossa sociedade? A preparação do Natal traz à minha vida algo de verdadeiramente cristão?

Jesus vem, Ele é o noivo da nossa alma, mas não nos força a nada, procura primeiro ser nosso amigo e é pela oração que podemos tratar desta amizade, dizia-nos Santa Teresa. A maior dificuldade está do nosso lado, no nosso egoísmo e materialismo, no medo da morte e no deixar gravada a nossa presença entre os demais. Como estamos a preparar o Natal, a construção de um mundo mais justo, pacífico e fraterno? E da partilha de trabalhos e esforços, antecipo-me no amor, na atenção ao outro? Deixo o meu orgulho de parte e sou capaz de dizer da amizade e do amor que tenho a cada um e ao Senhor?


Sem comentários:

Enviar um comentário