segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Catequese com Pais

O Nascimento de Jesus



Há muito, muito tempo, na cidade de Nazaré, apareceu um anjo a uma rapariga chamada Maria. – Não te assustes – disse ele. – Deus escolheu-te para teres um bebé muito especial. Ele será o filho de Deus.

Ora, Maria não compreendia o que estava a acontecer, mas tinha fé em Deus e, por isso, inclinando a cabeça, disse ao anjo: - Eu sou a serva do Senhor. Farei tudo o que Ele quiser.

Um carpinteiro chamado José, pedira a Maria que fosse sua mulher. Em sonhos um anjo falou-lhe do bebé de Maria. - Deves chamar-lhe «Jesus» - disse o anjo – pois Ele salvará o seu povo do pecado. – Jesus significa «o Senhor salva».

- Temos de ir a Belém para nos recensearmos – disse José a Maria. Embora o bebé estivesse quase para nascer, Maria e José partiram de viagem no seu burrito.

Quando chegaram a Belém, todos os quartos estavam ocupados. O único lugar que Maria e José encontraram para descansar foi um estábulo. O bebé estava prestes a nascer, e Maria e José interrogavam-se, sem saber o que poderiam utilizar como berço.

Nessa noite, Jesus nasceu. Maria envolveu-O em panos e deitou-O com cuidado numa manjedoura cheia de feno macio.

Maria e José estavam admirados por terem o Filho de Deus, o Salvador do Mundo, ali mesmo, diante deles. Observaram-No durante toda a noite enquanto Ele dormia, tentando imaginar como viria a ser a sua vida.




Os adolescentes do 10º ano prepararam uma pequena encenação do nascimento de Jesus. A partir daí o tema estava lançado: o presépio/a família.

Desta forma, durante a catequese com pais, as famílias construíram um presépio em plasticina num espírito de paz e de muita alegria.







Eis alguns resultados:









Oração que realizamos no final:

Senhor, nós vos louvamos pela nossa família

e agradecemos a vossa presença em nosso lar.

Iluminai-nos para que sejamos capazes

de assumir o nosso compromisso de fé na Igreja

e de participar na vida da nossa comunidade.

Ensinai-nos, a viver a vossa palavra

e o Vosso mandamento de Amor,

a exemplo da FAMÍLIA DE NAZARÉ.

Dai-nos, Senhor, saúde, trabalho

e um lar onde possamos viver felizes.

Ensinai-nos a partilhar o que temos

com os mais necessitados.

Ajudai-nos a respeitar e incentivar

a vocação dos nossos filhos

quando os quiseres chamar ao Vosso serviço.

Senhor que na nossa família reine a confiança,

a fidelidade e o respeito mútuo,

para que o amor se fortifique

e nos una cada vez mais.

Permanecei na nossa família, Senhor,

e abençoai o nosso lar hoje e sempre. Amén!

2 comentários:

  1. é sempre gratificante e compensador estar com os pais! temos pena que sejam poucos a disponibilizarem-se para estarem connosco em catequese!o nosso obrigado a quem esteve presente!

    ResponderEliminar
  2. Pois nem todos os pais poderam ir , mas aos que foram conseguimos mostrar um pouco do nosso trabalho e como foi o nascimento de jesus ....(:

    ResponderEliminar