segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

3ª Semana do Advento

A alegria da sentinela:

a boa nova da presença do Senhor

«És Tu Aquele que há-de vir ou devemos esperar outro?» Jesus respondeu-lhes: «Ide contar a João o que vedes e ouvis: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e a boa nova é anunciada aos pobres. E bem-aventurado aquele que não encontrar em Mim motivo de escândalo».

Mt 11, 4-6


Sabes qual é a maior alegria da sentinela? É a alegria do dia que aguardava se fazer presença, o raiar da luz que afasta todas as sombras e todos os receios, medos e calculismos. Assim como o rosto da criança que nasce é a alegre notícia que a mãe aguarda depois de tanta dor e esforço, assim também o despontar do dia é a boa nova da presença da vida, das maravilhas criadas por Deus e da beleza das criaturas. Hoje falta-nos alguma alegria, porque falta-nos meditação, oração e contemplação, vivemos centrados na urgência de tantas e tantas coisas para resolver. A pessoa humana foi criada para viver em relação, não para ficar centrada em si. Somos um mundo tão pequeno, habitados por tantas dores, traumas e angustias que só se resolvem no crescimento no amor. Sim, alegria implica o amor, o que se recebe, mas sobretudo o que se dá. Como é a tua vida de doação e cuidado pelos outros? Vives centrado em ti?

Há tantas alegrias baratas, as que têm preço. Será que não são estas as que mais procuras? Qual será o preço da alegria? Talvez valha a vida. Já pensaste numa vida sem alegria? Pois é, a alegria vem do mais íntimo da vida e é o que dá sabor à vida. Que tempo dás na tua vida à meditação, à oração, verdadeiro diálogo com o amigo Jesus?


Sem comentários:

Enviar um comentário