segunda-feira, 29 de novembro de 2010

1ª Semana do Advento

A guarita da sentinela:

o coração de Jesus

"Portanto, vigiai! Porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei istose o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem."

Mt 24, 42-44

A sentinela aguarda pela luz da alva, pela luz do amanhecer, pelo despontar do primeiro raio de luz e espera porque no meio da noite sabe que o dia vai amanhecer, entre o escuro do horizonte a luz aparecerá. Como vai a minha vida de esperança, de forma especial, nesta semana? E o meu empenho por fazer da paz uma presença activa nos projectos da minha terra e do meu país? Cuido de perceber os passos dos meus amigos, familiares e comunidade, se seguem para Jesus ou se seguem o trilho mais fácil, mais cómodo, a favor da corrente, da maioria?

O Senhor vem sempre, vem como amigo ou mendigo, lá em casa nos afazeres, na preocupação e respeito pelo outro; o Senhor vem num acontecimento agradável ou desagradável; na oração ou no trabalho, na solidão ou na comunidade. Ele vem sempre. Ele vem humildemente, quase imperceptível, desfigurado ou nos rosto de alguém conhecido. Quero em verdade que Ele venha? Vivo com esperança? Que espero de verdade?




2 comentários:

  1. Na preparação para o nascimento de Jesus a que vigiar as pessoas que mais precisam e que necessitam de ajuda.

    ResponderEliminar
  2. Nesta primeira semana de advento pretendo ser mais atenta aos pedidos que Jesus me faz e ao que os outros me dizem.

    ResponderEliminar