quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Caça ao Tesouro

“O maior tesouro que podes ter é o Meu Amor por ti!”

Podemos fazer da nossa vida uma caça ao tesouro, dito por outras palavras, uma procura incessante por este amor maior de Deus.

A nossa caça ao tesouro iniciou-se no Baptismo e tornou-se mais intensa com a entrada na catequese. Neste sentido, no sábado passado, dia 6 de Novembro, realizamos uma caça ao tesouro, onde existiam 4 etapas, cada uma correspondente a um ano da adolescência.

Após a realização das quatro etapas, os grupos foram encaminhados para a capela do Santíssimo, onde tiveram a oportunidade de estar em silencio, orando e/ou reflectindo sobre a sua caminhada catequética.

Terminamos na sala e todos receberam o “prémio” pela realização da caça ao tesouro. Houve ainda espaço para dialogar e cantar.






1º Etapa: 7º Ano

Projecto +

Ser Grupo

Formar grupo é sermos “um por todos e todos por um”é sermos um porque para funcionarmos como grupo é necessário respeito, ajuda mútua, responsabilidade e assumir com verdade o projecto de vida!

A importância e até necessidade de viver em grupo é que existe mais alegria, mais força, maior capacidade, maior entrega… Ser um grupo unido, ajuda na caminhada de crescimento na fé, e assim mais facilmente atingir a adultez na fé cristã!

· Para vocês qual a importância de «ser Grupo»?

A importância de «ser grupo» é muito grande pois:

- podemo-nos apoiar uns aos outros;

- não estamos sozinhos;

- a amizade que se cria entre todos é muito forte;

- somos capazes de amar os outros de uma forma verdadeira e sincera;

- sentimo-nos amados.

Grupo C

2ª Etapa: 8º Ano

Somos +

"Uma Cruz com um Coração E um Coração com uma Cruz"

"É preciso abraçar a cruz com amor, levá-la com coragem e alegria, desejá-la com ardor como o tesouro maior e mais seguro... Não basta levar a cruz por necessidade. As cruzes carregadas com coragem e amor são fontes de graça para todas as nossas obras. A cruz é tão necessária que Jesus tem feito dela a medida da nossa glória..."
Esta era a sua maneira de viver o conselho de Jesus no Evangelho:
"Quem quiser seguir-me, tome a sua cruz ... ou melhor, abrace a sua cruz e siga-me..."

· Escolhemos como símbolo da Festa da Vida “uma cruz com um coração”, hoje, que significado dão a este símbolo?

Este símbolo significa o amor de Deus por nós. A cruz simboliza o sofrimento de Cristo por nós e da sua entrega, Jesus demonstrou um grande amor por nós, pois teve a humildade de se entregar para nos salvar. o coração também simboliza o amor d'Ele por nós, e, a nossa vida por Ele! Os símbolos cruz/coração interligam-se pois ambos simbolizam a amizade e o grande amor na relação de Deus para connosco!

Grupo B

3ª Etapa: 9º Ano

Desafio de Viver

Deus no centro da minha vida

Deus é aquele é, Deus é Deus, está sempre connosco e só quer o nosso bem, Deus quer-nos levar apenas para um caminho: o caminho do amor, Deus só quer uma coisa de nós: o nosso bem. Se Deus for o centro da nossa vida, nós sabemos sempre o que queremos e para onde vamos, deixamos de andar em círculos, o mundo continua a ser louco, mas a nossa forma de caminhar muda radicalmente.

· Ter Deus no centro da tua vida será um desafio? Porquê?

Ter Deus no centro da nossa vida é um desafio bom, pois sabemos que podemos confiar nele. Deus não é uma moda, porque o amor que sentimos por Ele não é passageiro, é algo que devemos construir ao longo da nossa vida.

Grupo A

10º Ano

A alegria de Crer

O Caminho

“Ele sentou-se à frente, pôs o pé no pedal e, antes de arrancar, olhou para trás, piscou o olho e repetiu o que eu tinha dito na nossa primeira partida: “A partir de agora tudo será diferente!”
Fui a lugares que nem imaginava que pudessem existir, conduziu-me de bicicleta a topos de montanhas que eu achava impossível alcançar e de lá nos fez descer serenos sem nos perdermos nem magoarmos… Fez-me sentir cheiros que nenhuma palavra pode descrever e abriu-me os olhos para um mundo novo ao qual “os meus caminhos” ainda não davam acesso”

· Vamos conseguir aderir a Jesus, reconhecendo-O como companheiro da viagem da vida?

“Apesar de todos os caminhos errados que seguimos na vida, Jesus estará sempre ao nosso lado e nunca sairá do banco de trás da minha bicicleta de dois lugares. Quando tomar uma decisão errada, Ele tomará o lugar da frente mostrando-me o que devo fazer, os melhores caminhos a seguir e as decisões mais correctas de se tomar.

Grupo D

3 comentários:

  1. acho que com esta caça ao tesouro que fiquei a pensar mais acerca da minha relação com Jesus e acerca da minha propria vida...

    ResponderEliminar
  2. com a "caça ao tesouro" foi uma forma diferente de fazer catequese.Tivemos a oportunidade de fazer uma retrospectiva da caminhada que temos vindo a fazer nesta fase da adolescência. Também podemos ver o quanto crescemos e o que ainda falta crescer...

    ResponderEliminar
  3. foi uma catequese interessante, apesar de alguns contratempos.
    conseguimos mais uma vez sentirmo-nos mais próximos de Deus.

    ResponderEliminar