domingo, 9 de maio de 2010

Jesus e Pedro

Neste sábado, reflectimos sobre a relação de amizade entre Jesus e Pedro. Pedro, o pescador, um homem humilde e trabalhador, converte-se e aceita o chamamento de Jesus. Apesar das suas fragilidades e medos, o amor vence, e torna-se naquilo que Deus o chama a ser: pescador de homens.

· Jesus conhece Pedro (Lucas 5, 2-11)

“As características de Pedro são: humilde, ao assumir-se pecador; e respeitador, ao seguir as ordens de Jesus.”

Ana Almeida

“A relação entre Pedro e Jesus é de companheirismo. Pedro demonstra que nunca devemos desistir perante as dificuldades”

Carlos

«Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes»

“Escolhi esta frase porque penso que Deus me quer dizer para ter atenção a todos os sinais, todas as palavras, pois estas irão indicar-me o caminho certo para encontrar a felicidade, mas sempre com Deus no centro da minha vida, se não esta nunca irá fazer sentido”

Tatiana

· Pedro reconhece quem é Jesus (Mateus 16, 13-19)

“As características de Simão Pedro são de uma pessoa feliz. A sua relação com Jesus é de amizade.”

Fábio Ferreira

“Eu identifico-me com Pedro porque, tal como ele, eu acredito em Jesus por causa do «Pai» e não, por causa do que as pessoas me dizem.”

Fábio Miguel

«E vós, quem direis que eu sou? (…) Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.»

“Através desta frase coloco a mim mesma as seguintes questões: quem é que eu digo que Ele é? Quem eu penso que é ele? São duas questões complexas mas a resposta é simples, Jesus é como um guia para mim, em nome do Pai. É ele que nos diz o certo e o errado. É Ele que me indica o caminho certo.”

Mariana

· Pedro nega três vezes Jesus (Mateus 26, 69-75)

“O que caracteriza Pedro neste texto é não acreditar em Jesus, não o amar porque foi infiel.”

André

“Às vezes identifico-me com Pedro, porque por vezes nego Deus e depois fico mal porque sei que aquilo não é verdade e eu devia orgulhar-me em dizer que acredito em Deus”

João Carlos

“Existe uma relação de traição/medo/desconfiança para com Jesus, e de amor para com Pedro. (…) Jesus é importante na vida de cada um, mas Pedro na altura não quis ser julgado e por isso O negou.”

Sónia Santos

«Pedro lembrou-se do que Jesus tinha dito: “Antes do galo cantar, negar-me-ás três vezes».

“Através desta frase, percebemos que Pedro toma consciência do erro que tinha cometido lembrando-se das palavras de Jesus e reflectiu chorando o próprio erro.”

Márcia Silva

· Pedro diz a Jesus que o ama (S. João 21, 14-19)

As características principais de Simão Pedro são:

humilde, amoroso com os outros, amigo, verdadeiro e fiel.”

Marta Magalhães

“A relação que se estabelece entre Pedro e Jesus é quase de pai e filho, porque ambos se amam e se respeitam, e também mantém uma amizade muito forte.”

Cristiano

“Identifico-me com Pedro porque tenho a certeza que amo Jesus.”

Rui pinho

«Segue-me»

“Deus quer-me dizer com esta frase que devemos seguir sem nos iludirmos com as tentações da nossa vida.”

Ana Teixeira

Ao longo das quatro leituras colocamos-nos diversas perguntas a nós mesmos. É muito difícil abrirmos o nosso coração como na primeira leitura… De deixarmos Deus falar e ver a verdade que não observável, como na segunda leitura. É fácil querermos lavar as mãos como na terceira leitura mas até que ponto será fácil reconhecer totalmente o nosso pecado? E assim, como na quarta leitura, como será responder à mesma pergunta três vezes e reconhecer que realmente o nosso caminho passa por amar Jesus Cristo, mesmo com todas as nossas fraquezas?

Pedro é um grande exemplo, porque demonstra claramente a fraqueza humana: o medo. Mas sobretudo, porque nos faz ver que na presença do amor de Deus, podemos fazer algo de muito belo com a nossa vida!

Ao retratarmos este tema, não nos podemos esquecer que Pedro é o pilar da nossa Igreja, considerado o Primeiro Papa e após Ele, outros surgiram e com o seu trabalho foram demonstrando ao mundo a magnitude desta fé que nos move como cristãos. Esta semana, Portugal irá receber o nosso Papa Bento XVI e é importante que os nossos jovens estejam sensibilizados para a importância deste acontecimento.



1 comentário: