sábado, 22 de maio de 2010

Fábulas

No Sábado 15 de Maio 2010, o nosso grupo teve como proposta de catequese ler e reflectir os textos de duas fábulas: uma muito antiga e bem conhecida “ a cigarra e a formiga “ a outra mais recente e menos conhecida o “Frederico” !

A partir da leitura foram colocadas várias questões ao grupo tais como: “ quais as principais características das diversas personagens?”, “ existe crescimento (interior) de alguma das personagens?”, “quais os valores que as duas fábulas defendem?” e “ se verificam semelhanças entre as duas fábulas?”.

Ambas as histórias são semelhantes porque nos falam de duas situações opostas. Enquanto uns trabalham e se empenham em fazer pela vida, outros não se preocupam e passam a vida a cantar e a divertir-se sem se preocuparem com o futuro! Numa primeira abordagem, a conclusão a que se chega é de que, quem não faz nada, é óbvio que logo terá o que merece pois irá arcar com as consequências! Mas ao sermos convidados a uma reflexão mais aprofundada, concluímos que apesar de aparentemente as histórias parecerem idênticas ambas têm uma mensagem diferente!

Ao reflectirmos as histórias com olhar de cristãos, mudamos de opinião! As conclusões a que se foi chegando, é de que devemos ajudar e ser solidários mesmo achando que a pessoa não merece e que todas as pessoas têm direito a uma segunda oportunidade, que devemos perdoar tal como Deus faz connosco! Foi dito também que não devemos julgar as pessoas sem as conhecermos de verdade, porque por vezes não as conhecemos o suficiente para reconhecer as suas capacidades e os seus dons! Sem dúvida que até de histórias que nos parecem banais, podemos retirar lições de vida e reaprender comportamentos! Contudo, devemos agir com prudência e não esperar que os outros façam tudo por nós.




Sem comentários:

Enviar um comentário