terça-feira, 2 de novembro de 2010

Parábola de Zaqueu

· Zaqueu é “chefe dos publicanos”, romano, cobrador de impostos (exigia mais dinheiro ao povo, do que o necessário, para si) excluído e odiado pela sociedade.

· O pecado gera ódio, egoísmo, injustiça, opressão, mentira, sofrimento. Devemos compreender a diferença entre pecador e pecado. Deus convida-nos a amar todos os homens e mulheres, inclusive os pecadores; mas chama-nos a combater o pecado que destrói a felicidade do homem.


“Zaqueu, desce depressa, que Eu hoje devo ficar em tua casa”. A iniciativa de Jesus provoca em Zaqueu toda uma mudança, sente-se reconhecido não como “cobrador de impostos” e ladrão, mas como pessoa, como alguém que é capaz de ser melhor.

· O amor de Deus não se derramou sobre Zaqueu depois de ele ter mudado de vida; mas foi o amor de Deus (que Zaqueu experimentou quando ainda era pecador) que provocou a conversão e que converteu o egoísmo em generosidade.

5 comentários:

  1. devemos prestar atenção na forma como Jesus catequizava! O olhar que lança a quem D'Ele se aproxima, sendo sempre Ele a estabelecer diálogo, a forma como se relaciona, o diálogo que estabelece, tudo nos ensina a ser testemunha do Seu Amor e a ser seu discípulo...

    ResponderEliminar
  2. Aqui está mais uma prova de que Deus não ama apenas aqueles que o seguem e ouvem a Sua palavra, mas também aqueles que vivem no pecado. E esta parábola, também prova que o amor de Deus é mais forte que tudo e que todos, mais forte que o pecado! O que leva a uma conversão do pecador numa pessoa pronta a amar.

    ResponderEliminar
  3. esta e a prova que Deus perdoa mais depressa o que fez um grande pecado do que o outro que não fez quase pecado nenhum...

    ResponderEliminar
  4. Isto e uma prova que Deus esta presente na nossa vida, nos ama e no desculpa todos os erros que fazemos ao longo da nossa vida.

    ResponderEliminar
  5. A minha professora de educação moral religiosa católica, até achou boa ideia fazermos um teatro sobre esta parábola

    ResponderEliminar