segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Visualização do filme: "Sem Destino"



Podes fechar os olhos. Podes virar as costas. Mas jamais irás esquecer.



Vencedor Prémio Nobel Literatura

Imre Kertész

Do Nomeado pela Academia
Lajos Koltai

5 Vezes Nomeado pela Academia
Ennio Morricone

Filme de Encerramento
Festival Budapeste
2005

Selecção Oficial
Festival Berlim
2005


Realizador

Lajos Koltai






Baseado no romance do vencedor do Prémio Nobel, Imre Kertész. Sem Destino baseia-se no comovente e perturbante romance escrito em 2002 por Imre Kertész, vencedor do Prémio Nobel, sobre a experiência de um jovem judeu húngaro nos campos de concentração nazis e a sua tentativa de lidar com os seus traumas, depois da guerra. Ao regressar à sua nativa Budapeste, ainda com as vestes da prisão, o jovem de 14 anos Gyuri Koves sente a indiferença, mesmo a hostilidade, das pessoas na rua. Os seus antigos vizinhos e amigos tentam persuadi-lo a "tirar da cabeça a provação", enquanto um intelectual compreensivo não pára de se referir aos campos de concentração como o "círculo mais baixo do inferno". O rapaz não consegue compreender nenhuma das ideias e é deixado sozinho a entender o verdadeiro significado da sua experiência.
Sem qualquer ligação emocional ou espiritual à sua herança judia e rejeitado pelo seu país, Gyuri acaba por chegar à conclusão de que o seu destino não está ligado nem à sua condição de judeu nem à sua nacionalidade húngara.






Qual a importância da FÉ na nossa vida?

2 comentários:

  1. Já tinha visto bastantes filmes a falar sobre este tema, mas nunca nenhum me tocou como este o fez.
    Acho que se estivesse na posição do rapaz, a coisa mais certa que tinha feito era ter desistido, mas o que ele fez foi incrível,passou por fome,falta de higiene, e muito sofrimento, e por isso o admiro bastante pois foi capaz de sobreviver a tudo pelo que passou,com a mesma idade que nós temos,mas algo que também o ajudou a 'escapar' de todo aquele caos foi graças à FÉ que teve ,coisa que alguns de nós não temos. O facto do filme ser veridicto, faz com que o vejamos de outra maneira, estando mais atentos aos promenores.
    Se não tivermos a fé presente na nossa Vida nada faz sentido, ter Deus no centro da nossa vida é vital!!!!

    ResponderEliminar
  2. Este filme tocou-me duma forma diferente. Eu tinha a noção que estas coisas aconteciam mas talvez nunca desta forma. Para ultrapassarmos todas as nossas dificuldades precisamos de ter fé e de ter Deus no centro da nossa Vida. Sem fé e sem acreditar em Deus nunca seriamos capazes de ultrapassar tudo e não teríamos força para viver.

    ResponderEliminar