segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Amor. Que amor eu procuro? Que amor me procura?

Amor. Que amor eu procuro? Que amor me procura?

Ao longo da nossa vida temos necessidade de amar e sobretudo de nos sentirmos amados. Procuramos sempre o amor, porque sabemos que é a única forma de nos sentirmos felizes. Procuramos o amor porque procuramos a felicidade.

Deste modo, procuro um amor que me faça sentir bem comigo mesmo, que me faça sentir que sou único e especial. Procuro um amor que me dê razões para viver e me faça sentir concretizado, que me faça sentir feliz! Procuro um amor já e agora, que me faça olhar os problemas como algo secundário, porque o amor é o principal.

Mas onde procuro o amor? No outro, normalmente no outro. Nas novelas, nos filmes, nos livros, do que vejo na rua… o amor está no outro. Procuro “o tal”, o amor verdadeiro, a minha “cara-metade”. Procuro, mas se não for? E se essa pessoa me decepciona? E se essa pessoa me traí? Ou simplesmente, se essa pessoa não estiver presente quando mais precisar? E se com o tempo os meus problemas permanecerem e eu deixo de me sentir tão feliz?

Quando procuramos o amor desta forma, tratamos o outro como lixo! Usamos enquanto nos dá gozo, felicidade e prazer. Contudo, quando isso deixar de acontecer “chutamos” simplesmente o outro para fora da nossa vida, acabamos a relação com qualquer desculpa e procuramos logo de seguida outra pessoa.

Que amor te procura?

Já alguma vez pensaste que existe um amor que te procura?

Quando mal tratas alguém especial e ficas com peso de consciência, já pensaste que é o amor a chamar-te a atenção? Quando sofres mas dentro de ti sentes que não podes desistir, já pensaste que é o amor a dar-te força? Quando vês um sorriso, um olhar que te faz estremecer, já pensaste que é o amor que te faz encontrar a beleza nos gestos simples? Quando vez que alguém precisa de ti e sentes que deves ajudar, já pensaste que é o amor a chamar-te para amar?

Sempre que és simpático, amigo e fiel, já pensaste que estás a corresponder ao amor que te chama? Ao amor que te procura? Somos seres humanos, seres instintivos, seres com impulsos que nos levam ao egoísmo. Mas no fundo existe algo que nos chama a ser mais, que nos chama a sermos pessoas de coração. Este algo, que muitas vezes não sabemos descrever, é o amor.

É o amor que nos procura, é o amor que nos chama e que nos desafia. O amor desafia-nos ao amor, a ser amor! Dito por outras palavras, o amor é Deus que nos desafia a percorrer os seus caminhos de amor! É que o amor de Deus é um amor maior! Um amor que simplesmente espera pelo nosso sim e espera ser vivido, pois, não existe qualquer palavra que o descreva. E mesmo que não consigamos dizer sim, é um amor tão imenso que permanece em nós.

O amor procura-nos! Não está no outro, nem naquilo que outro nos possa dar. O amor está dentro de nós. Só quando o conseguirmos aceitar é que somos capazes de amar verdadeiramente o outro, no melhor e no pior, nas suas perfeições e nas suas imperfeições.

O amor procura-te! Está atento e verás que facilmente o encontras.

9 comentários:

  1. Nada te perturbe, nada te espante, quem a Deus tem nada lhe falta...só Deus basta!

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante do texto! e da catequese
    leio sempre que posso :) acho que está qualquer coisa de fascinante

    ResponderEliminar
  3. Este texto é muito bonito e interessante porque muitas vezes nunca pensamos no amor desta maneira. O amor de Deus é o amor maior que existe. É esse amor que eu procuro e que me procura. Quem não procurar amor nunca será feliz porque o AMOR DE DEUS é TUDO.

    ResponderEliminar
  4. Está muito fixe o texto.
    Nunca pensei que tinha uma "mãe" escritora...
    Não é Catarina?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sem dúvida uma das catequeses que mais me marcou até agora! O texto é lindíssimo e a sua mensagen, algo de extraordinário!
    A verdade é que nem tudo se vê, mas tudo, mesmo tudo se sente!

    ResponderEliminar
  6. Foi a catequese que me marcou mais porque tem um texto muito bonito e a sua mensagem e muito importante.

    ResponderEliminar
  7. esta foi uma das catequeses ate agora que mais mexeu comigo.
    fez-me pensar que amor eu procuro...e que amor me procura!
    fez-me perceber que dizer simplesmente: EU AMO-TE! nao basta.

    ResponderEliminar
  8. Espero que este texto nos ajude a estar mais atentos aos pequenos sinais de Deus na nossa vida!

    ResponderEliminar