terça-feira, 5 de outubro de 2010

1º Retiro da Catequese


Iniciamos este Sábado, dia 2 de Outubro, o ano catequético 2010/ 2011 na nossa Paróquia. Nós, 10º ano de catequese, para começarmos da melhor maneira, tivemos um retiro que teve início às 14.30h e terminou com a eucaristia às 20h!

O retiro foi preparado, a pensar na melhor forma de voltar a incentivar estes jovens, para a procura e a necessidade da amizade íntima com Cristo. Para isso, tivemos oração de Taizé na igreja, com a colaboração da nossa querida amiga Carla, a quem agradecemos, assim como as suas palavras pertinentes, que os ajudou a perceberem que é possível viver o dia-a-dia de cada um, em perfeita harmonia com Deus!

De seguida, já na sala, reflectimos sobre algumas frases que foram escritas por eles durante o acampamento, frases que retratavam a descoberta e a necessidade desta amizade com Deus. Depois de feita a partilha, foi apresentado um vídeo que sintetizava a caminhada do grupo desde o início da adolescência, mostrando alguns dos momentos mais marcantes! De seguida, fizemos um intervalo para o merecido lanche feito também em grupo, que decorreu de forma alegre e bem-disposta.

Reiniciamos, com a entrega de algumas questões, para responderam por escrito, as quais eram: O que me leva a continuar a minha caminhada catequética, e quais os valores que quero que pautem a minha vida? Quais os temas que gostavas que fossem abordados este ano na catequese, e o que entendes por Festa do Envio? O que espero deste ano catequético e o que pretendo para o futuro a nível de cultivar a minha fé? Sinto-me parte integrante da comunidade, o que posso fazer para o ser? Baseando-nos nas suas respostas, pretendemos fazer a programação da catequese para durante este ano, e assim, ser proposta e compromisso do grupo, e não uma imposição das catequistas. Terminamos com a entrega de um cartão para ser preenchido, como prova de compromisso assumido por cada um. Como não podia deixar de ser, fomos à Eucaristia como prova desta amizade! E, que, nos identifica como cristãos!


2 comentários:

  1. Deus e rico para perdoar...

    Deus opera maravilhas...

    Deus é contigo por onde quer que andes...

    Estou alegre porque Deus me ama...

    A palavra de Deus é verdadeira e justa e não falha nunca...

    Deus abençoo tua vida...

    Foi por nos que ele morreu na cruz, por tanto reflectíamos sobre estas frases e vejamos o quanto ele nos ama...
    (Ass: cristiano)

    ResponderEliminar
  2. Espero que este ano possa ser tão bom ou melhor que os restantes anos.
    « Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele » (1 Jo 4, 16).

    ResponderEliminar