quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Reflexão sobre o 1º período

Neste Sábado, 15 de Janeiro, marcamos o início do 2º período com a queima dos compromissos realizados pelos nossos adolescentes na Advento. Estes foram realizados todos os dias e ninguém teve acesso ao que escreveram.








Este gesto simboliza o nosso desejo para que Deus acolha esses compromissos!




Na sala relembramos todas as catequeses do 1º período e reflectimos sobre as que tinham marcado pela positiva ou pela negativa. E ainda falamos um pouco sobre as expectativas que temos para o futuro.

2 de Outubro: Retiro de Catequese

9 de Outubro: Amizade com Jesus

16 de Outubro: Visita do Bispo D. João Lavrador

23 de Outubro: “Amor. Que amor eu procuro? Que amor me procura?”

30 de Outubro: Parábola de Zaqueu

6 de Novembro: Caça ao Tesouro

13 de Novembro: Visualização do filme: “Testemunhos de Sangue”

20 de Novembro: “Vivo ou morro?!”

27 de Novembro: 1ª Semana de Advento

4 de Dezembro: 2ª Semana de Advento

11 de Dezembro: 3ª Semana de Advento

18 de Dezembro: 4ª Semana do Advento

8 de Janeiro: Preparação da Festa da Epifania

9 de Janeiro: Festa da Epifania

SER CRISTÃO É A NOSSA MISSÃO!



Deste modo, as catequeses que mais marcaram os jovens pela positiva, foram várias. A começar pelo retiro no início do ano que, desde logo, permitiu assumir um compromisso. A catequese "Amizade com Jesus" e "Amor. Que amor eu procuro? Que amor me procura?" foram textos que marcaram os jovens e que permitiram reflexões profundas sobre o valor da amizade e do amor. A visita do nosso Bispo também foi referida por alguns jovens, que gostaram de ouvir a sua história de vida e a forma como descobriu e assumiu a sua vocação. A visualização do filme "Testemunhos de Sangue" seguidamente da catequese com o power point "Vivo ou Morro" marcaram de uma forma geral todos, porque permitiu reflectir sobre o sentido da vida, a presença de Deus, a importância do tudo o que temos à nossa volta...
Este ano, o Advento também foi marcado pela positiva, foi referido a escrita de uma oração todas as semanas na catequese, a realização dos compromissos todas os dias. a realização do presépio (apesar de nem todos participarem) e ainda a catequese com pais na quarta semana.
A "caça ao tesouro" foi a única catequese apontada como a menos marcante por alguns jovens, não pela dinâmica em si, mas sim, por alguns problemas existentes entre o grupo que não permitiu uma boa dinâmica entre os pequenos grupos.
Contudo, esses problemas foram resolvidos, prova disso foi a Festa da Epifania, onde todos adoraram participar e têm muito orgulho do resultado final, especialmente porque todos os elementos do grupo contribuíram para tal.

Para o futuro, os jovens ambicionam continuar o trabalho, referiram que gostavam de fazer uma caminhada e mostram interesse em se prepararem para uma nova etapa: a preparação para o Crisma.

4 comentários:

  1. Por um lado custou-me queimar todo o esforço que tivemos durante todas aquelas semanas,toda aquela preocupação de tentarmos partilhar os sentimentos que nos eram propostos , mas por outro senti-me bem, senti aquele calor,aquele espírito de grupo,a presença de Deus, entregamos todos e e de boa fé os nossos compromissos a Deus!

    ResponderEliminar
  2. Desta forma simbólica, mas que disse muito, pudemos dar mais um passo na nossa fé, ao mantermos um compromisso só nosso com Deus!

    ResponderEliminar
  3. Adorei a dinâmica que fizemos logo no principio porque todos os nossos compromissos que nos prometemos a Deus foram queimados e ficaram entre nos os dois.

    ResponderEliminar
  4. não devemos ter medo ou receio de assumir compromisso (entre mim e Deus) Ele acolhe! e assim vamos estreitando laços e fortalecendo a nossa amizade!
    " Ele é o nosso melhor amigo aquele que nos acolhe e nos abraça sempre"

    ResponderEliminar