terça-feira, 26 de janeiro de 2010

“A vida tem dois sentidos, é Deus que orienta o teu?”

Catequeses: 24, 31 de Outubro e 7 de Novembro

A primeira etapa desta viagem inicia-se com a pergunta “Porque é que será importante que Deus oriente a minha vida?”. Para ajudar a responder projectou-se um vídeo com a música Mad World (mundo louco). Este vídeo fala de todas aquelas pessoas que seguem “a moda”, seguem aquilo que lhes dá mais prestígio diante do outro, mas essas “modas” mudam rapidamente, e as pessoas que as seguem acabam por andar em círculos. Ou seja, aquilo que guia a vida das pessoas não é certo, e por isso estão em constante desequilíbrio, por isso, ficam insatisfeitas, facilmente entram em desespero e culpam todo o mundo pela sua frustração.

Deus é aquele é, Deus é Deus, está sempre connosco e só quer o nosso bem. Ele quer-nos levar apenas para um caminho: o caminho do amor. Se Deus for o centro da nossa vida, nós sabemos sempre o que queremos e para onde vamos, deixamos de andar em círculos, o mundo continua a ser louco, mas a nossa forma de caminhar muda radicalmente.

Na segunda etapa pedimos que cada um pense num exemplo prático de situações que podem acontecer quando não é Deus que está no centro da nossa vida. Mais uma vez, para ajudar a responder, foi projectado o vídeo clip da música "Please, don´t leave me" da Pink. Este vídeo mostra o fim de um relacionamento amoroso, em que ela não aceita e perde a noção da realidade. As loucuras que ela comete são consequência pelo facto de ela ter posto o namorado no “centro da sua vida”, isto é, a sua vida girava em volta dele, fazia tudo por ele. Mas toda esta obsessão levou a que ele se sentisse “sufocado” e um dia quis ir embora.

Vivemos num mundo em que a palavra amor é muito pronunciada mas pouco sentida. As pessoas querem amar mas não percebem sequer quando estão a magoar o outro, o que interessa é que elas mesmas se sintam bem. Então, aonde podemos encontrar o verdadeiro amor e aprender a amar verdadeiramente? Em Deus. Deus ama-nos verdadeiramente e chama-nos para este amor. Só quando descobrimos este amor é que estamos preparados para amar o nosso próximo.

A terceira e última etapa foi sobretudo de reflexão e de consolidação de todo o que falamos anteriormente. Fizemos uma leccio divina com o evangelho desse domingo, “a pobre viúva” onde o objectivo era que reflectissem sobre o que é amar. Muitos perceberem que não é fácil amar, exige muito de nós. Mas a nossa mensagem é de que, nunca é tarde para deixar Deus entrar na nossa vida.

2 comentários:

  1. Se tivermos Deus no centro da nossa vida, nós seremos felizes, seguiremos o caminha do amor, sermos amados ...

    ResponderEliminar
  2. Deus é AMOR!!! Deus é VIDA!!! Deus é FELICIDADE!!! Deus é PAZ!!!!Deus é SALVAÇÃO!!!

    DEUS É TUDO!!!

    QUEM NÃO TIVER DEUS NO CENTRO DA SUA VIDA NADA SERÁ E NUNCA ENCONTRARÁ A FELICIDADE, A PAZ, O AMOR....

    DEUS NUNCA DEIXARÁ DE NOS AMAR! E TENHO QUE LHE PEDIR DESCULPA POR ÀS VEZES NAO O AMAR COMO ELE MERECE E POR NAO LHE DAR O DEVIDO VALOR!!!

    ResponderEliminar