quinta-feira, 12 de maio de 2011

Retrospectiva do 2º Período

Como tem sido habitual, no primeiro sábado de cada novo período reflectimos sobre o que aconteceu no anterior e pensamos sobre os nossos objectivos no futuro.

O grupo destacou várias catequeses e outros acontecimentos como positivos, a começar desde logo pela visualização do filme “Sem destino” que chocou os nossos adolescentes e os fez dar mais valor ao que têm.

Os trabalhos de grupo sobre temas fulcrais para este ano e até difíceis de abordar, “O Reino de Deus”, “As Bem-Aventurança” e “Ser Sal da Terra e Luz do Mundo” foram explorados pelos respectivos grupos de forma muito interessante e todos eles permitiram reflexões pertinentes na catequese.

Muitos jovens referiram a importância da dinâmica existente no “Dia Mundial do Doente”, uma vez que, é sempre um dia muito bem passado na companhia dos nossos idosos e doentes da freguesia. A sensação é sempre a de se receber mais do que aquilo que se dá. Daí também salientarem o projecto “CuiDAR de Lázaro” que permite dar continuidade a este voluntariado tão bonito e importante por parte dos nossos jovens.

A caminhada de preparação para a Quaresma, apesar dos imprevistos devido ao mau tempo nesse dia, foi de facto um marco para o início deste tempo tão importante para os cristãos. Como referiu uma jovem, “não conseguimos chegar ao fim, mas nesta caminhada já deu para entender que é possível!”.

Quanto à Quaresma, os jovens salientaram a importância de catequeses mais reflexivas sobre o Evangelho, dando realce a textos ou vídeos que introduziam o tema, como por exemplo, o pequeno vídeo “uma vida sem pernas e sem braços”. A catequese de Domingo de Ramos foi apontada como sendo muito diferente e criativa, uma vez que os jovens fizeram os ramos para os seus padrinhos.

A Noite d’Alegria foi vivida de forma muito especial pelos adolescentes do décimo ano, pois além de já ser diferente estar à noite da Igreja, sentiram um conforto e uma paz muito grande por ali estarem.

Este ano nem todos os jovens participaram na via-sacra mas, por outro lado, a afluência às diversas cerimónias da Semana Santa foi maior. E praticamente todos os jovens que nelas participaram destacaram a Vigília Pascal, como tendo sido a cerimónia mais bonita e que deu todo o sentido aos sentimentos vivenciados no tempo quaresmal.



Agora, é necessário preparamos para um grande desafio: a Festa do Envio! Para este desafio apenas é necessário que o grupo esteja unido e unido ao Amor Maior de Deus. É urgentes estarmos confiantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário