quarta-feira, 20 de abril de 2011

6º Domingo da Quaresma - Domingo de Ramos

Nesta fase final da nossa caminhada quaresmal, aproveitamos este Sábado que é o último antes da semana santa para fazermos uma retrospectiva de toda a quaresma. Tendo em conta as reflexões que fizemos semana após semana dos diversos evangelhos, partimos das palavras-chave (fragilidade, confiança, gratuidade, luz, vida, amor) para percebermos por onde andamos.

É preciso reconhecer primeiro as nossas fragilidades, que são os nossos fracassos, medos, receios, comodismo, para poder passar a ter confiança de que é possível a transfiguração em nós, aí passamos a viver na gratuidade de quem dá sem estar à espera de receber, e passamos a viver na luz e não nas trevas, na claridade e não na escuridão, que por vezes se torna a nossa vida… Passamos acreditar na vida, já não vivemos tanto voltados para nós mesmos, mas para os outros e para Deus, contudo, isso só é possível se vivermos no amor! Amor gratuito de quem já não se preocupa tanto consigo mas com os outros, de quem se disponibiliza para estar, para ser… Enquanto não percebermos isto vamos continuar na mesma e de nada serve a Quaresma nem as Celebrações da Semana Santa. Que é onde Jesus nos mostra o que é realmente viver (n)o amor…

De seguida, em ambiente de muita alegria, o grupo fez (cada um para si) o ramo que trouxe no Domingo para ser benzido na Celebração dos ramos, e que depois iria entregar aos padrinhos!







1 comentário:

  1. Gostei bastante desta catequese, porque alem de fazermos uma coisa diferente, a mim fez-me parecer que estava-mos mais unidos.
    Todos os ramos que nós fizemos, foram feitos com amor...e agora falando por mim acho que o meu estava bastante simples,mas estava bastante completo de amor, fé,paz,luz,etc...
    Deviam de haver mais catequeses destas...

    ResponderEliminar