segunda-feira, 7 de março de 2011

Caminhada: a descoberta de uma nova possibilidade!

VEM GRITAR CONNOSCO: É POSSÍVEL!

Entramos no espaço da missão e este é agora o nosso fazer, que nos faz e, fazendo tudo possível, deixa espaço para que os nossos impossíveis tenham em Deus uma outra possibilidade. Imaginas quantas tentativas falhadas os homens, ao longo da história, realizaram, pensaram e cuidaram de concretizar, na persecução da sua salvação. Não queremos morrer e procuramos salvar-nos da morte nem que para isso se procure caminhos que nos conduzam ao destino do qual nos queremos salvar.

Em Deus há uma outra possibilidade, mais do que alternativa fácil ou melhor, algo verdadeiramente diferente, além das esperanças mais humanas e que as toma em cheio, extravasando-as. Sim, é possível.

1) Escreve uma lista daquilo que parece ser impossível para a tua vida e para a vida dos outros.

2) Qual é a outra possibilidade que pensas haver em Deus?

“ - Não morrer e, em Deus, através da ressurreição e da vida eterna conseguimos viver mesmo depois da morte.

- Não sermos egoístas, egocêntricos. Em Deus aprendemos a ser úteis aos outros.

- Não errar.

- Aguentar a caminhada, através da luz e força, penso conseguir aguentar.

Em Deus existe possibilidades que só Nele existem, como o amor e a vida eterna. E é ao vivermos neste amor que vamos conseguir encontrar o caminho para a vida eterna.”

Ana Almeida

“1 – Sermos sempre felizes toda a vida.

Aproveitar a vida ao máximo.

2 – Não desistir nunca.”

Xavier

“1 - O que eu acho impossível para a minha vida e para a vida dos outros é amarmos tendo Deus como ele nos ama a nós.

2 – A outra possibilidade que penso haver em Deus é continuar a seguir o seu caminho.”

Cristiano

“ 1- Conseguir chegar ao topo da montanha sem pensar em desistir.

Não conseguir amar e perdoar sinceramente alguém que nos tenha magoado a alma.

Conseguir a salvação em Deus, por todos os nossos erros e pecados.

2 – Em Deus há uma possibilidade de acreditarmos e conseguir amar verdadeiramente tudo e todos os que nos rodeiam. Pois assim conseguimos encontrar a salvação, a vida eterna. Só acreditando em Deus é que conseguimos alcançar a salvação.”

Ana Cláudia

Sim, é possível a alegria, o canto e a dança. É possível que as lágrimas se façam riso, abundante nos lábios de quem se deixa encontrar pelo Senhor que vem percorrer os nossos caminhos e abrir uma outra possibilidade em cada um deles.

Aí está o nosso desafio para esta Quaresma. Queres experimentar? Sim, encontrar, em cada dia e em cada semana que passa, uma outra possibilidade, a Páscoa. A passagem de Deus que faz novo tudo o que há de velho em nós e faz novo com a novidade de cumprir em nós o que para já parece projecto e no nosso coração não passa de um desejo cheio de boas intenções. É possível.

1) Gostavas de experimentar a alegria que nos fala o primeiro parágrafo?

2) Queres agarrar o desafio da Quaresma? De que forma o pensas fazer?

“1 – Sim. Pois é com esta alegria que se consegue viver. Pois sem ela somos pessoas amarguradas e solitárias.

2 – Sim. Penso estar com Deus e estar para os outros.”

Fábio Miguel

“Sim. Quero experimentar a alegria e agarrar o desafio da Quaresma. Através de pequenas acções como ajudar quem mais precisa de mim, mostrando-lhe que existem outros caminhos para a felicidade, como o de Deus. Nele não há tristeza, mas sim, alegria e felicidade. É no amor de Deus que encontramos a fonte da nossa vida.”

Mariana

“Sim. Ajudando os outros e partilhando a alegria.”

Carlos

“Sim. Amar o próximo e respeitar as pessoas que nos rodeiam.”

Fábio Ferreira

Este é o grito que desejamos ouvir e que se faça ouvir na manhã de Páscoa: é possível. Pois é, é possível vencer a tentação que nos rodeia como leão procurando devorar os nossos melhores desejos e a beleza com que Deus nos deseja vestir. É possível usar, já, não só amanhã, uma nova veste, bela, para uma grandiosa boda, em que o corpo revestido da sua alma será a esposa para o noivo de toda a criação, o próprio Senhor. É possível saciar a nossa sede, o nosso incomensurável desejo, o desiderato, a carestia de ser. É possível habitar a luz e ser estrela entre a noite e em Cristo Jesus fazer com que tudo o que existe participe da sua luz eterna, estamos chamados a levar esta luz pequenina que tudo há-de iluminar.

1) Tendo em conta tudo o que consideraste impossível na tua lista, agora, o que pensas ser possível em Deus?

2) A 1ª frase fala-nos do grito da manhã de Páscoa, que entendes ser este grito?

“1 – Acho que é possível amar a Deus como ele nos ama, é possível fazermos qualquer coisa se tivermos Deus presente na nossa vida, viver em Deus é viver no amor, na paz e na harmonia.

2 – Esse grito da manhã de Páscoa é o grito de Deus! É aquele grito que nos aconselha quando necessitamos, é aquele grito que nos orienta.”

Sarah

“1 – Acho que tudo é possível se tivermos fé N’ele e se Ele estiver no centro da nossa vida.

2 – É o grito de Deus, o grito da salvação eterna.”

João Carlos

“1 – O que acho possível em Deus:

· Não ter medo

· Viver em paz

· Viver com segurança

· Ter confiança

2 – É o grito que realça a ressurreição de Cristo e que uma nova etapa nos aguarda.”

Nádia

“1 – Estar e ajudar os outros; ser feliz e viver em paz e em comunidade.

2 – O grito da anunciação da ressurreição de Cristo.”

André

É possível a vida, esta e a nova e esta por causa da nova e a nova para cuidarmos ainda mais desta, a nossa e a dos outros. É possível, é o grito da manhã de Páscoa.

O nosso convite é simples, que te juntes a nós e, entre as noites da humanidade, encontres a possibilidade que Deus abre ao nosso acontecer. Onde há as trevas do pecado se faça possível o perdão, na indiferença o amor, na escravatura a liberdade e no orgulho a humildade. Queres gritar connosco é Possível? Então vem cuidar da Páscoa para que também amanheça em ti este imenso grito da alvorada pascal: o Senhor ressuscitou.

1) Precisas deixar-te morrer para poderes ressuscitar com Ele! És capaz de o fazer por Ele, por ti, pelos outros? De que forma o podes fazer?

“Sim, penso que sou capaz de morrer por Ele, por mim e pelos os outros. Precisamos de morrer para nascermos de novo e para darmos espaço a Deus no nosso coração, na nossa vida e lhe darmos mais importância. É necessário desfazermo-nos do nosso egoísmo, da nossa vaidade, dos nossos bens materiais, das coisas fúteis que nos acontece para podermos ser felizes com Deus e estabelecer uma amizade cada vez maior com Ele. É necessário dar mais atenção ao outro, ajudá-lo, ouvi-lo, dar-lhe mais importância e deixarmos de pensar só no “eu” em primeiro, em segundo, em terceiro lugar e, se houver tempo, só depois pensar em Deus e no outro. Isto é errado! Nós sozinhos no mundo não somos nada e nunca seriamos felizes. Precisamos do amor de Deus, do amor dos outros, da sua ajuda e apoio. SEM DEUS NADA SOMOS!

Tatiana

“Quando começo a pensar em tudo isto, descubro que já não sei do que é que sou capaz. Sou uma simples criança que tem medo, medo de sofrer, medo de chorar, medo de muitas coisas e, principalmente, tenho medo de ser amada. Posso parecer parva, até mesmo isto tudo o que disse pode parecer absurdo, mas para mim não, tudo isto que acabei de dizer é para chegar à seguinte conclusão: se era capaz de ressuscitar por Deus, por mim e por todos nós? Talvez, só o tempo dirá. De que forma o faria? Até podia dizer que era orar, mas só por achar que existem outras formas de o mostrar, penso que poderia mudar aquilo que está mal e tentar remediar estas situações, mas um passo de cada vez.”

Vanessa

“Sim. Estando em oração com ele, fazendo as coisas que Ele acha o mais correcto, ajudando as pessoas mais necessitadas, amar o próximo como a família e os amigos.”

Cátia

“Sim, eu quero gritar: é possível!

As vezes nós dizemos ‘sim’ da boca para fora, mas eu não digo sim, digo ‘gostava’, ‘queria’ fazê-lo. Tentar até conseguir fazê-lo.

Podemos fazê-lo, fazendo o bom, agindo com Deus no centro da nossa vida, tendo seu amor e sua bondade e partilhando essas coisas com os outros.”

Sónia








10 comentários:

  1. Em Deus tudo é possível, incluindo os impossíveis basta O termos no centro da nossa vida amando-o e seguindo o seu caminho sem medo. Temos que entregar a nossa vida por ele e desfazermos-nos das coisas fúteis que temos e que nos acontecem, pois com essas coisas nunca seremos felizes.

    ResponderEliminar
  2. Em Deus é possível: o amor, a felicidade, o perdão... TUDO

    ResponderEliminar
  3. Em Deus , No amor de Deus Tudo é possivel* mesmo aquilo que julgamos ser impossivel* , se acreditarmos, se amaramos, se escutarmos, se vivermos em Deus, se vivermos no amor de Deus , tudo é possivel* (:

    ResponderEliminar
  4. Sim, tudo é possível . Tudo é possível com amor, e Deus é amor.

    ResponderEliminar
  5. Um dia espectacular.
    Com Amor, com Confiança, com Esperança, em Deus, tudo é possível.

    ResponderEliminar
  6. as nossas fragilidades parecem-nos impossíveis mas em Deus tornam-se possíveis! Assim como as nossas tentações, em Deus é possível resistir-lhes...

    ResponderEliminar
  7. Em Deus todo é possível!

    ResponderEliminar
  8. «O que não é possível ao Homem é possível em Deus!»

    ResponderEliminar
  9. Tudo é possivel tendo deus ao nosso lado!!! Basta ouvi-lo!

    ResponderEliminar
  10. Mesmo nos momentos mais dificeis da nossa vida Deus esta lá do nosso lado para nos levantar, para continuar-mos a nossa caminhada da vida há que ter confiança...Com Deus tudo é possivel!

    ResponderEliminar