segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Não esquecer...

Não esquecer que...

  • Sábado, dia 30 de Outubro a catequese será no horário habitual, das 17:30h às 18:30h, e iremos fazer um CAÇA AO TESOURO!

  • Domingo, dia 31 de Outubro faremos a "visita da esperança", para tal, é necessário estar às 17:30h no centro paroquial.

Amor. Que amor eu procuro? Que amor me procura?

Amor. Que amor eu procuro? Que amor me procura?

Ao longo da nossa vida temos necessidade de amar e sobretudo de nos sentirmos amados. Procuramos sempre o amor, porque sabemos que é a única forma de nos sentirmos felizes. Procuramos o amor porque procuramos a felicidade.

Deste modo, procuro um amor que me faça sentir bem comigo mesmo, que me faça sentir que sou único e especial. Procuro um amor que me dê razões para viver e me faça sentir concretizado, que me faça sentir feliz! Procuro um amor já e agora, que me faça olhar os problemas como algo secundário, porque o amor é o principal.

Mas onde procuro o amor? No outro, normalmente no outro. Nas novelas, nos filmes, nos livros, do que vejo na rua… o amor está no outro. Procuro “o tal”, o amor verdadeiro, a minha “cara-metade”. Procuro, mas se não for? E se essa pessoa me decepciona? E se essa pessoa me traí? Ou simplesmente, se essa pessoa não estiver presente quando mais precisar? E se com o tempo os meus problemas permanecerem e eu deixo de me sentir tão feliz?

Quando procuramos o amor desta forma, tratamos o outro como lixo! Usamos enquanto nos dá gozo, felicidade e prazer. Contudo, quando isso deixar de acontecer “chutamos” simplesmente o outro para fora da nossa vida, acabamos a relação com qualquer desculpa e procuramos logo de seguida outra pessoa.

Que amor te procura?

Já alguma vez pensaste que existe um amor que te procura?

Quando mal tratas alguém especial e ficas com peso de consciência, já pensaste que é o amor a chamar-te a atenção? Quando sofres mas dentro de ti sentes que não podes desistir, já pensaste que é o amor a dar-te força? Quando vês um sorriso, um olhar que te faz estremecer, já pensaste que é o amor que te faz encontrar a beleza nos gestos simples? Quando vez que alguém precisa de ti e sentes que deves ajudar, já pensaste que é o amor a chamar-te para amar?

Sempre que és simpático, amigo e fiel, já pensaste que estás a corresponder ao amor que te chama? Ao amor que te procura? Somos seres humanos, seres instintivos, seres com impulsos que nos levam ao egoísmo. Mas no fundo existe algo que nos chama a ser mais, que nos chama a sermos pessoas de coração. Este algo, que muitas vezes não sabemos descrever, é o amor.

É o amor que nos procura, é o amor que nos chama e que nos desafia. O amor desafia-nos ao amor, a ser amor! Dito por outras palavras, o amor é Deus que nos desafia a percorrer os seus caminhos de amor! É que o amor de Deus é um amor maior! Um amor que simplesmente espera pelo nosso sim e espera ser vivido, pois, não existe qualquer palavra que o descreva. E mesmo que não consigamos dizer sim, é um amor tão imenso que permanece em nós.

O amor procura-nos! Não está no outro, nem naquilo que outro nos possa dar. O amor está dentro de nós. Só quando o conseguirmos aceitar é que somos capazes de amar verdadeiramente o outro, no melhor e no pior, nas suas perfeições e nas suas imperfeições.

O amor procura-te! Está atento e verás que facilmente o encontras.

Visita do Bispo D. João Lavrador


No passado Sábado, dia 16 de Outubro, a catequese de adolescência (do 7ºano ao 10º ano) foi agraciada com a presença do Sr. Bispo D. João Lavrador, que na sua visita pastoral à nossa Paróquia quis estar com os nossos adolescentes. Muito acessível, com simplicidade e sempre com um sorriso no rosto, respondeu a todas as questões que lhe colocaram os adolescentes. Enquanto ia respondendo, partilhou com eles a sua história de vida, e como descobriu a sua vocação na adolescência! Foi lhes dizendo que devem estar atentos e descobrirem o que Deus quer para cada um, para serem verdadeiramente felizes! Eles estiveram muito serenos e escutaram-no com toda a atenção!




Amizade com Jesus

No Sábado, 9 de Outubro, a nossa catequese teve como tema, a amizade de cada um com o Amigo Jesus.

Relembramos a importância do compromisso que assumimos com a Igreja no dia do nosso Baptismo e da responsabilidade que cada um de nós tem para com Ela, que nos acolheu. Referimos que a Igreja tem muitas falhas, mas que, nós contribuímos para essas falhas porque somos parte integrante da Igreja. Não devemos criticá-la, mas, dar testemunho da nossa fidelidade e manter o compromisso que assumimos!

Para percebermos melhor que tipo de amizade tem cada um com este amigo, foi lido por dois adolescentes um texto intitulado “a bicicleta de 2 lugares”.

Depois de escutarem o texto de forma dialogada, voltaram a lê-lo cada um para si em jeito de reflexão, de seguida responderam a 3 questões, que foram:

Quanto mede a tua confiança neste amigo?” ;

O que podes fazer para a aumentar?” ;

Acreditas que há algo que a prejudica ou faça diminuir?” .

As respostas dadas por estes jovens, mostram bem o caminho que têm vindo a fazer ao longo destes dez anos de catequese! Deram respostas que transmitem vontade e razões para continuar, e aumentar, a amizade que os une. Disseram que iam tentar manter sempre a sua vida centralizada em Cristo, e ter em conta que Ele deverá ser para cada um a maior referência!


terça-feira, 5 de outubro de 2010

1º Retiro da Catequese


Iniciamos este Sábado, dia 2 de Outubro, o ano catequético 2010/ 2011 na nossa Paróquia. Nós, 10º ano de catequese, para começarmos da melhor maneira, tivemos um retiro que teve início às 14.30h e terminou com a eucaristia às 20h!

O retiro foi preparado, a pensar na melhor forma de voltar a incentivar estes jovens, para a procura e a necessidade da amizade íntima com Cristo. Para isso, tivemos oração de Taizé na igreja, com a colaboração da nossa querida amiga Carla, a quem agradecemos, assim como as suas palavras pertinentes, que os ajudou a perceberem que é possível viver o dia-a-dia de cada um, em perfeita harmonia com Deus!

De seguida, já na sala, reflectimos sobre algumas frases que foram escritas por eles durante o acampamento, frases que retratavam a descoberta e a necessidade desta amizade com Deus. Depois de feita a partilha, foi apresentado um vídeo que sintetizava a caminhada do grupo desde o início da adolescência, mostrando alguns dos momentos mais marcantes! De seguida, fizemos um intervalo para o merecido lanche feito também em grupo, que decorreu de forma alegre e bem-disposta.

Reiniciamos, com a entrega de algumas questões, para responderam por escrito, as quais eram: O que me leva a continuar a minha caminhada catequética, e quais os valores que quero que pautem a minha vida? Quais os temas que gostavas que fossem abordados este ano na catequese, e o que entendes por Festa do Envio? O que espero deste ano catequético e o que pretendo para o futuro a nível de cultivar a minha fé? Sinto-me parte integrante da comunidade, o que posso fazer para o ser? Baseando-nos nas suas respostas, pretendemos fazer a programação da catequese para durante este ano, e assim, ser proposta e compromisso do grupo, e não uma imposição das catequistas. Terminamos com a entrega de um cartão para ser preenchido, como prova de compromisso assumido por cada um. Como não podia deixar de ser, fomos à Eucaristia como prova desta amizade! E, que, nos identifica como cristãos!