domingo, 18 de julho de 2010

Visita ao Parque Temático Molinológico


No dia 12 de Junho, o encerramento da catequese da adolescência deu-se com a visita ao Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis em Ul.

“Para além do património museológico, o PTM dinamiza um importante património imaterial ou incorpóreo, ao contribuir para a preservação e a transmissão de saber-fazer materializado no trabalho e nas actividades de moagem e na confecção de pão, decorrentes de componentes como os moinhos de água conservados em funcionamento e a padaria tradicional de pão de Ul.”

In http://www.moinhosdeazemeis.com

Após a visita guiada, o grupo realizou um piquenique partilhado. Antes da partida houve ainda tempo para um pequeno espaço de lazer, onde os vários grupos da adolescência jogaram ao jogo do lencinho com o Sr Padre Artur.






Ciclo do Pão!

No dia 5 de Junho tivemos uma catequese bem diferente do que é habitual! Fomos convidados para estar em Azagães e presenciar e colaborar na sementeira do milho preparada pelos simpáticos elementos do grupo “acesma” (rancho folclórico de Azagães) e deste modo simples mas simbólico dar-se início ao ciclo do pão! Depois do milho estar semeado, com a colaboração de alguns catequizandos mais desinibidos e também do Sr. Padre Artur que experimentaram puxar o semeador, foi feita a bênção da sementeira pelo Sr. Padre à semelhança do que se fazia antigamente! Para que nada faltasse e se cumprisse ou recordasse a tradição, no fim tivemos a habitual merenda, também patrocinada pelos nossos amigos da acesma! E assim de uma forma simples, mas simbólica e significativa, deu-se início ao ciclo do pão que será acompanhado e sempre que se justifique notificado por nós!





Avaliação Catequética


Na catequese de 29 de Maio, já muito perto de terminar o ano catequético 2009/2010 aproveitamos para relembrar uma das primeiras catequeses deste ano em que usamos a dinâmica do jogo do nó. Foi engraçado voltar a experimentar as dificuldades vividas outrora, contudo, notou-se um espírito de grupo mais forte, pois, estavam mais solto e com mais capacidade de entreajuda (…).


De seguida fizemos uma breve abordagem às catequeses do terceiro período e respondeu-se a três questões:

- «Neste período que inclui Páscoa e tempo pascal, qual ou quais as catequeses que mais te marcaram positiva ou negativamente? E porquê?»

- «Neste ano catequético 2009/2010 (9ºano) que retiras ou apreendes para a tua caminhada catequética e para o teu crescimento na fé?»

- «Que esperas para o próximo ano catequético, visto que é o culminar de mais um patamar na tua caminhada da fé e que és convidado(a) a celebrar a Festa do Envio?»


Foi curioso porque à primeira questão colocada responderam que as catequeses que mais os marcaram negativamente foram aquelas que faltaram, porque como não estiveram presentes e por isso, têm noção de que perderam algo! Quanto às outras foram várias as respostas, mencionaram a catequese das fábulas, a do bom pastor, a que usamos e reflectimos o vídeo da música ameno (liberta-me) a de Pedro e Jesus, a do Pentecostes com referência aos dons do Espírito Santo… foi dito que cada catequese é uma experiência nova, que cada uma teve um significado diferente porque todas continham uma mensagem que os leva a meditar e a reflectir e que esperam aplicar nas suas vidas cada lição aprendida!


No próximo ano (10º) esperamos que seja um ano de muitas alegrias à semelhança do 9º ano! Que continuemos a ter oportunidade de ter catequeses que nos ajudem a nossa caminhada da fé! Se mantivermos Deus no centro da nossa vida, poderemos dar mais uns passos na nossa caminhada, para continuarmos a crescer no ritmo deste ano! Que as catequeses continuem a ser tão dinâmicas como têm sido e que eu continue a ser feliz com Deus a meu lado, para nos prepararmos para um difícil, mas gratificante caminho (o crisma)!