quinta-feira, 29 de abril de 2010

4º Domingo de Páscoa!

O amor é vocação
Só há um jeito de construir a união na própria vida, é deixar-se nas mãos do bom Pastor. A beleza da sua vida curou as nossas amarguras, caso contrário estas já se tinham transformado em agressividades. A beleza da vida do Bom Pastor é de pureza e castidade. O amor é uma surpresa, porque abre a vida pela porta da doação, que liberta da possessão e da loucura da manipulação. A castidade do Bom Pastor foi não querer nada para si e ser do Outro. A vocação de Pastor é ser de Deus e dos outros, abraçar a humanidade toda, todos os homens e mulheres, crescidos e mais pequenos e num momento só, na Eucaristia.

Símbolo: o Bom Pastor



Oração
Não temos nas nossas mãos
As soluções para os problemas do mundo,

Mas, diante dos problemas do mundo,

Temos as nossa
s mãos.
Quando o Deus da história vier,
Olhará para as nossas mãos.
(Mamerto Menapace)

O Bom Pastor

A nossa catequese foi baseada no evangelho do” Bom Pastor” onde procuramos descobrir as qualidades do Bom Pastor!

Iniciamos a catequese mencionando a necessidade do pastor numa comunidade, referimos o nosso pároco Sr.Padre Artur como o nosso Pastor e a importância de o termos na nossa comunidade a conduzir o rebanho que somos nós!

De seguida dialogamos sobre algumas questões relacionadas com as tarefas realizadas pelo pastor, a relação que deverá estabelecer com as suas ovelhas, onde podemos encontrar ainda hoje pastores e se a vida do pastor será fácil ou difícil.

Seguidamente cada um dos catequizandos tirou de dentro do saco do pastor (colocado no meio do grupo), uma qualidade do Pastor, aparecendo de seguida o rosto de Cristo no centro do grupo!

Nesse mesmo momento, surgiu o Bom Pastor (um catequizando vestido de Jesus) que se colocou no meio deles e leu de forma expressiva o texto bíblico Jo10, 1-21, levando os adolescentes a reflectirem sobre o texto! Depois de cada um deles o ler novamente para maior interiorização, escolheram uma frase que melhor correspondia à qualidade do pastor que cada um tinha consigo.

Em grupo, partilharam as suas reflexões! Foram novamente interpelados pelo Bom Pastor, que agora colocou uma questão pertinente, ”Que posso eu fazer para ser uma ovelha fiel e amiga do Pastor”, e cada um respondeu de forma individual e por escrito.








”Que posso eu fazer para ser uma ovelha fiel e amiga do Pastor?”


confiar nele; respeitá-lo; partilhar tudo com Ele; cuidar d’Ele; deixar que Ele cuide de mim; mas sobretudo, amá-Lo acima de tudo e de todos.

Ana Aguiar

posso acreditar e tentar nunca perder a fé no meu Pastor, e nunca duvidar que Ele é capaz de me proteger, pois foi capaz de dar a vida por mim! Isso significa que Ele me ama, assim também o devo amar.

Ana Cláudia

rezando e falando com Ele, sendo o mais possível amiga d’Ele !

Ana Teixeira

devo respeitá-lo, adorá-lo e fazer sempre o que Ele me pede, pois Ele é a pessoa mais correcta para nos orientar e nos dizer aquilo que devemos ou não fazer!

André Duarte

devo ajudá-lo, apoiá-lo, e a melhor forma de o fazer é estar ao serviço.

Carlos Pinho

é estar ao serviço, é ajudá-lo, é fazer o que Ele nos diz!

Cátia Martins

para ser fiel e amigo do Pastor, a ovelha deve obedecer ao que o Pastor a manda fazer! Deve seguir os seus conselhos porque o Bom Pastor, conhece bem as suas ovelhas. Portanto a ovelha deve seguir os seus conselhos para aprender a conhecer o seu Pastor!

Cristiano

eu posso ser amigo do Bom Pastor tentando ser responsável e atento a Ele!

Fábio Ferreira

escutar, respeitar e obedecer ao que o Pastor me diz, ajudar as outras ovelhas a escutar o Pastor!

Fábio Pinho

tenho que ouvi-lo, respeitá-lo, ir à Eucaristia! Porque sem ele a guiar-me, a dizer-me o que fazer, eu iria ficar desorientado, perder-me-ia no monte e talvez seria apanhado pelos lobos! Ou seja, perder-me-ia na vida e iria por maus caminhos, até chegar a uma altura em que iria dar por mim bem no fundo do poço!

João Carlos

para ser uma ovelha, o que poderei fazer melhor por essa ovelha? Terei então algumas funções, não só ser mais uma ovelha, mas sim, uma ovelha compreensiva com o seu pastor! Porque o pastor é preocupado com o seu rebanho, como o seu rebanho se deve preocupar com o seu pastor. Para haver um bom rebanho é preciso um bom Pastor!

Márcia

para ser uma ovelha fiel e amiga do Pastor, posso respeitá-lo, admirá-lo, escutá-lo, amá-lo, compreendê-lo! Pô-lo sempre em primeiro lugar e sobretudo seguir sempre os seus ensinamentos pois é este o caminho certo para a vida!

Mariana

para ser uma ovelha fiel e amiga do Pastor, eu posso orar, falar com ele e ajudar as outras ovelhas, pois elas podem necessitar de ajuda! Mesmo que essa ovelha seja a pessoa mais cruel, se o Pastor a ama, eu também a devo amar. Nós as ovelhas, também nos devemos unir para sermos um bom rebanho, e para que o Pastor fique orgulhoso de nós!

Marta Magalhães

ser eu mesma, mostrar o que sou. Pedir-lhe que compreenda algumas das minhas atitudes para com ele! Só sendo eu mesma é que lhe posso ser fiel e amiga!

Nádia Paiva

para ser fiel e amigo do Pastor, terei que me esforçar para que a minha fé seja maior, e conseguir ser um melhor cristão.

Rui

Necessito orar e pedir ao Senhor para que continue a olhar por nós, apesar de nós sabermos que ele está sempre connosco! Devemos atender os seus pedidos, escutar os seus conselhos, e acima de tudo entregarmo-nos a Ele, porque Ele morreu por nós, para nos Salvar!

Sarah Pinho

para ser uma ovelha fiel e amiga do Pastor, eu não devo traí-lo, devo amá-lo tal como Ele me ama, devo respeitá-lo e ser sua amiga! Devo também espalhar por toda a parte o seu nome e dizer a toda a gente que o nosso Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas!

Sónia Santos

o que posso fazer é seguir os seus caminhos, amá-lo tal como Ele me ama a mim, nunca o abandonar. É ajudar os outros, porque é no próximo que nós O encontramos.

Tatiana

deveria ser uma ovelha mais responsável e cuidadosa! e estar mais atenta na escuta sempre que o meu Pastor me falar!

Vanessa Pina

o que eu posso fazer é rezar todos os dias e agradecer por Ele me proteger!

Xavier Fernandes




Oração

…Tu és o meu Pastor

aquele que criou para mim

um projecto de felicidade

aquele que me conduz pelo caminho da luz

que murmura ao meu ouvido

cada dia: “Amo-te”…

Senhor, Tu és o meu Pastor.