segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

1ª Semana da Quaresma!

Se um grão de trigo lançado à terra não morrer, não dá fruto. Mas se morrer dá muito fruto. Quem se preocupar demais consigo mesmo, perde-se. Mas quem se despreza a si mesmo neste mundo, ganha a vida eterna. Se alguém quer servir-me, tem que seguir o meu caminho. Onde eu estiver, ele também estará. E o Pai há-de honrar todo aquele que me serve. “

João 12, 23-26

Quaresma:

Tempo para partir

Tempo para oração

Tempo para perdoar

Tempo para partilhar

Tempo para amar a Deus!

Aceitas o convite?

Este é um tempo propício à reflexão! Tempo em que somos convidados a despojarmo-nos do que não presta e a vestirmos uma veste nova. Algo que nos identifique como cristãos! Como filhos do Pai e irmãos do Filho!

O fruto do silêncio é a oração

O fruto da oração é a fé

O fruto da fé é o amor

O fruto do amor é o serviço

O fruto do serviço é a paz

Madre Teresa de Calcutá

Oração:

Hoje esforçar-me-ei em orar ao Pai, como Jesus.

Hoje tentarei ser humilde, como Jesus.

Hoje quero ser mais pobre, como Jesus.

Hoje cuidarei do irmão como o faria Jesus.

Hoje vou olhar o outro com os olhos de Jesus.

Hoje visitarei um enfermo, vendo nele Jesus.

Hoje comungarei com mais fé em Jesus.

Hoje estarei sempre aberto à presença de Jesus.





A Ousadia de Amar a Deus

O que significa Amar?

Muitos de nós não conhecemos ou não queremos conhecer o verdadeiro significado da palavra amar. Amar significa compromisso, entrega, compreensão… Todos queremos o amor verdadeiro, mas é incrível como o procuramos em todo lado menos no sítio certo… O mais engraçado é que quando o encontramos, muitas vezes não temos a coragem de amá-lo verdadeiramente…parece que amamos Deus às prestações.

Hoje em dia, amar a Deus, parece que é uma espécie de risco, pois corre-se o risco de ser criticado por manifestar esse amor.

Os três primeiros mandamentos apresentam-nos a base de todos os outros. O amor a Deus é, na verdade, o fundamento da existência cristã, caracterizada como comunhão de vida com Deus e com o próximo. Nunca iremos amar nada ou ninguém sinceramente, se não amarmos a Deus acima de todas as coisas.


Neste tempo, tão cheio de coisas adoradas como deuses, é uma ousadia amar a Deus.



O grande objectivo do cristianismo é este: descentralizar o eu e centralizar o Senhor. Tudo o que nós amamos acima do Senhor torna-se um ídolo, pois nada tem maior valor, nada mais pode ocupar o primeiro lugar no coração, senão somente o Deus Eterno que nos criou e nos salvou. Não somos donos de nós mesmos. Pertencemos a Deus porque fomos criados e também resgatados das trevas por seu amor gracioso que nos alcançou. A Ele, portanto, devemos amar sobre todas as coisas. Dinheiro, pessoas, prazeres, conquistas, nada disso pode definir nossa prioridade número um neste mundo. A nossa vida torna-se seca e raquítica se não estiver encharcada deste amor genuíno direccionado a Deus. A frieza e a racionalidade insensível dominam nossa vida, se amarmos outras coisas em vez de amar a Deus sobre todas elas. Agindo assim permitimos que a beleza da vida perca o seu brilho.

Para reflectir:
"Coloca constantemente entre ti e os outros um muro invisível e chama-lhe Deus."




Trabalho realizado por:
Fábio Pinho
André Duarte
Xavier Fernandes
Carlos Pinho
Fábio Ferreira

Os 10 Mandamentos


A Lei de Deus

É a estrela guia, que indica o caminho do Reino do céu para o peregrino. A importância da Lei de Deus não diminui através dos séculos. Pelo contrário, quanto mais a vida se complica com as opiniões humanas contraditórias sobre o que é certo ou errado, mais o homem necessita da orientação clara e não ambígua dos Mandamentos de Deus.

Primeiro Mandamento

Adorar a Deus e amá - l´O sobre todas as coisas

«Amarás o teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças»

Segundo Mandamento

Não invocar o santo nome de Deus em vão;

«Senhor, meu Deus, como é admirável o vosso nome em toda a Terra! »

Terceiro Mandamento

Santificar os Domingos e festas de guarda;

«Guarda o dia de sábado para santificar»

«O sétimo dia será um dia de repouso completo, consagrado ao Senhor»

Quarto Mandamento

Honrar pai e mãe

«Amarás o teu próximo como a ti mesmo»

Quinto Mandamento

Não matar

«Deus tem nas suas mãos a vida de todo o ser vivo e o sopro de vida de todos os homens»

Sexto Mandamento

Guardar castidade nas palavras e nas obras;

«O amor é a vocação fundamental e inata de todo o ser humano»

Sétimo Mandamento

Não furtar;

«Não roubarás nem ladrões, nem gananciosos[…] nem salteadores herdarão o Reino de Deus»

Oitavo Mandamento

Não levantar falsos testemunhos;

«Não levantaras falsos testemunhos contra o teu próximo».

Os discípulos de Cristo revestiram-se «do homem novo, que foi criado em conformidade com Deus, na justiça e na santidade, próprias da verdade»

Nono Mandamento

Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos;

«Todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração»

Décimo Mandamento

Não cobiçar as coisas alheias.

«Onde estiver o teu tesouro, aí estará o teu coração»

Para que os mandamentos de Deus nos tragam benefício, é indispensável que os façamos nossos, ou seja, devemos nos esforçar para que eles não apenas dirijam nossas acções, mas para que eles se tornem nossa concepção do mundo, penetrem em nosso subconsciente, ou, conforme a expressão figurada do profeta, sejam inscritas por Deus nas "placas" do nosso coração. Aí então, como experiência pessoal, nos convenceremos de seu poder de regeneração. O Justo Rei David escrevia a esse respeito: "Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. Feliz aquele que se compraz no serviço ao Senhor e medita Sua lei dia e noite. Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera" (Sal. 1:1-3).




Trabalho de realizado por:

Ana Claúdia
Cátia Martins
Cristiano Resende
Sarah Pinho
Marta Magalhães

Visita aos Doentes


No sábado dia 13 de Fevereiro, a nossa paróquia mobilizou-se para mais uma vez realizar a visita aos doentes. Integrado no Dia Mundial do Doente – Dia Mundial da Felicidade, fomos convidados a ir visitar os doentes da nossa Paróquia. Como já vem sendo hábito, contamos com a catequese, a confraria do Santíssimo, os visitadores dos doentes, coralistas e quem mais se quis associar! Foi muito agradável e mesmo enriquecedor viver novamente esta experiência! Tentamos levar ao doente, a alegria de Jesus Nosso Senhor e na volta viemos repletos de alegria e serenidade, que nos foi transmitida por quem visitamos, e que partilhou connosco alegrias, tristezas…breves momentos da sua vida! Esta é uma experiência, que sem dúvida nos faz crescer como cristãos, por isso, deverá ser repetida!



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Visita dos Leigos da Boa Nova

No sábado, dia 30 de Janeiro, a nossa paróquia teve a alegria de receber os Leigos da Boa Nova. O nono e décimo ano estiveram com duas irmãs voluntárias, Adelaide e Valmira. Elas partilharam connosco algumas coisas, tais como: o que é ser voluntário, o que é ser missionário e o que são as missões. Também nos fizeram pensar acerca do mundo que nos rodeia e sobretudo, nos diversos problemas que nele existem. Para termos uma maior consciência desta realidade, vimos um vídeo clip do Michael Jackson que nos mostra claramente como o homem destrói o que de mais belo há na natureza.



Em seguida, vimos algumas figuras chaves, em que cada uma tinha um pensamento para reflectirmos. Para tal, dividiu-se o grupo para trabalhar sobre esses pensamentos. No final os grupos partilharam em conjunto as suas ideias, que foram bastante enriquecedoras.